Jogos de matemática agitam escolas infantis e anos iniciais

Presente no dia a dia de todos, desde as tarefas mais simples até decisões complexas, a matemática é essencial e, geralmente, considerada uma disciplina difícil de aprender. Mas, em São José dos Campos, as aulas da matéria são diferentes e divertidas. Elas começam desde cedo, com jogos especiais para as turmas do pré da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

A Prefeitura investiu na aquisição de jogos pedagógicos para o ensino de matemática como estratégia que vai beneficiar mais de 30 mil alunos (do pré 2 aos anos iniciais do fundamental). Mais de 550 professores terão capacitação na área para o uso de ferramentas inovadoras em sala de aula no decorrer deste ano.

Diversão

Na rotina das aulas, os jogos pedagógicos abordam a matemática de forma dinâmica para trabalhar diversos conhecimentos: números, operações, medidas e grandezas, entre outros. Na Emei Idelena Menezes Trefilio de Carvalho, em Santana, as crianças do Pré 2 aproveitam as aulas especiais.

“Os jogos de matemática são muito legais e servem para a gente aprender sobre todos os números. A escola tem várias coisas boas, livros e amigos”, disse Lucas Alves Barbosa Pereira. “Gosto de aprender a ter vários amigos.”

Sophie Pinheiro Costa concorda com o amigo de sala e completa: “Eu gosto da escola porque a gente aprende um montão de coisas boas, tem matemática, livros e números. A gente pode aprender tudo que quiser e brincar.”

Para o professor Jorge Rafael Pereira Pais da Silva, os materiais novos fazem diferença em sala de aula e agradam as crianças. “Os alunos aprendem brincando, por meio das cartas, do jogo rouba-monte, com as cartas direcionadas, trilhas e de todos os registros que fazemos no caderno do aluno. O diferencial é desenvolver habilidades de parceria, troca de experiências, trabalho e colaboração.”

Participação

Na Emefi Vera Lúcia Carnevalli Barreto, em Santana, nem o frio desanimou a aula do 3º ano da professora Cibele Delgado, que teve participação expressiva dos alunos.

“A matemática sempre foi vista como um bicho de sete cabeças, então, trazer para o contexto da criança é uma grande contribuição”, afirmou Cibele. “Os jogos mostram para a criança como alcançar os objetivos de forma lógica, simples, mas pensando fora da caixa, desenvolvendo novas habilidades. As propostas em sala de aula acontecem toda semana e têm sido importantes para nossa turma.”

“Eu amo esses materiais novos, são muito legais, educativos e aprendemos mais”, disse Vinicius David Rodrigues, do 3º ano. “Eu adoro matemática, acho super importante, e eu uso no dia a dia, nas provas, para saber o preço das coisas quando vou ao supermercado e shopping. Matemática é fácil e importante.” 

Para Agnes Gomes da Silva, a matéria preferida ficou ainda melhor neste ano com os jogos. “Aqui a gente aprende se divertindo, de um jeito que vale a pena. Gosto da escola, tem espaço para eu poder brincar. As salas são legais, tenho vários amigos, a professora é muito boa.”

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.