Prefeitura prorroga vacinação contra a meningite ACWY

A Prefeitura de São José dos Campos vai ampliar, temporariamente, o público-alvo da vacina contra a meningite ACWY. A imunização, que será prorrogada até 31 de dezembro, abrangerá adolescentes de 13 a 14 anos. O prazo anterior venceu no dia 30 de junho.

O Programa Nacional de Imunizações deu continuidade à autorização do uso temporário da vacina meningocócica ACWY para esta faixa etária. Para o calendário de rotina, a vacinação está indicada para adolescentes de 11 a 12 anos.

Os interessados devem procurar qualquer UBS Resolve Resolve. Para o atendimento, é necessário estar com a carteirinha de vacinação e documento com foto.

Desde o início do ano, 2,5% dos adolescentes de 13 e 14 anos tomaram a vacina. O Programa Estadual de Imunização reforça a importância vacinação, essencial para a prevenção da doença meningocócica ACWY.

Doença

A doença meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis e pode levar à morte até 24 horas após a infecção.

Os primeiros sintomas podem ser semelhantes aos da gripe e piorarem rapidamente, com aparecimento de pescoço rígido, febre alta, sensibilidade à luz, confusão, dor de cabeça e vômito.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.