Traçados da Via Jaguari ficam prontos e obra de nova ponte avança

Quem passa pela Via Norte já consegue enxergar os contornos da nova Via Jaguari. Todo o traçado de 3,8 quilômetros de nova estrada já foi aberto e em grande parte dele já foi iniciada a execução das primeiras camadas da estrutura da nova pista (fundação de aterro).

Para a conexão com a Via Norte serão construídas novas alças de acesso com faixas de desaceleração (entrada) e aceleração (saída).

Já do outro lado do rio, todo o traçado foi aberto até a estrada da Petybon, na J. Macedo. No trecho está em construção uma grande rotatória de acesso à estrada da Petybon, retorno e de entrada para a fábrica J. Macedo.

A obra contempla ainda o recapeamento de 1,8 quilômetros da estrada da Petybon.

A Ponte

Com o avanço das obras da Via Jaguari, São José dos Campos está prestes a ganhar uma nova ponte sobre o rio Paraíba do Sul. No local, já é possível observar a execução das fundações e pilares dentro e fora do rio. 

Para a instalação dos pilares dentro do rio são utilizadas balsas para transporte dos materiais e equipamentos como guindastes e perfuratriz (para perfuração da rocha). 

Ao todo serão instalados dez eixos na estrutura de sustentação. Cada eixo é formado por dois pilares apoiados até 21,4 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de sete andares. E sua fundação fica 6,5 metros em rocha.

Estrutura que irá sustentar duas faixas de rolamento, incluindo passeio com ciclovia compartilhada. 

A ponte terá 240 metros de comprimento, 11,2 metros de largura e cerca de 10 metros de altura, erguida ao lado da linha férrea. 

Canteiro de obras

No canteiro de obra terrestre, ao lado do rio, são feitas várias partes da pontes como as vigas de concreto e a armação dos pilares.

A ponte sobre o rio Paraíba do Sul faz parte da construção e pavimentação do novo acesso à região norte, que tem investimento de R$ 52,3 milhões. Com 5,6 quilômetros, a nova via irá ligar a região norte com a região central da cidade. 

Melhorias

A Via Jaguari tem o objetivo de desafogar o trânsito em ruas e bairros da região norte, além de reduzir o tráfego de caminhões nos bairros, promovendo mais segurança para moradores e motoristas.

De Olho na Obra

Pela ferramenta De Olho na Obra, é possível acompanhar o andamento de todas as obras públicas da cidade, com informações atualizadas sobre percentual construtivo, etapas realizadas e fotos atualizadas a cada 15 dias.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.