TV Chinesa faz reportagem sobre eletromobilidade, em São José dos Campos

Profissionais de comunicação da CCTV (Televisão Central da China), maior rede de televisão da República Popular da China, em Pequim, estiveram em São José dos Campos, na última sexta-feira (18), para fazer uma reportagem sobre o uso da eletromobilidade no sistema de transporte público coletivo. 

Estiveram na cidade o jornalista Carlos Chen e o cinegrafista Jeff Xiao. A produção tem como objetivo mostrar como a colaboração tecnológica impulsiona a transição para a energia verde nos países do Brics –grupo de cooperação econômica formado por países emergentes com as melhores taxas de crescimento econômico em escala mundial, como o Brasil.

São José é pioneira no uso de veículos elétricos no sistema de transporte coletivo no país. O município possui 12 VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) 100% elétricos que foram incluídos no sistema de transporte público e circulam pelo corredor sustentável da Linha Verde, que liga a região sul ao centro da cidade e a Rodoviária do Jardim Paulista.

“Escolhemos São José por ser pioneira na implantação de uma frota elétrica no transporte coletivo. O objetivo é destacar as diferenças entre ônibus elétricos, ônibus convencionais e outros modos de transporte por meio de uma comparação que enfatize as vantagens dos ônibus elétricos. Ao mesmo tempo, esta narrativa pode refletir o tema abrangente da colaboração tecnológica impulsionando a transição para a energia verde”, disse o jornalista Carlos Chen.

Na cidade, a equipe acompanhou o sistema de abastecimento dos veículos elétricos na Estação Sul, conversou com técnicos da Secretaria de Mobilidade sobre a eficiência energética dos veículos, tecnologias embarcadas e sobre os desafios e vantagens da inclusão da eletromobilidade no sistema de transporte da cidade. 

Eles também embarcaram em um dos VLPs e percorreram a rota entre a Estação Sul até a Estação Rodoviária (Jardim Paulista), onde conversaram com passageiros que utilizam a Linha Verde.

O cinegrafista Jeff Xiao, 40 anos, embarcou em um VLP pela primeira vez e ficou impressionado. “É impressionante a tecnologia do veículo com retrovisores com câmeras, carregador de USB, além do conforto e do silêncio”.

Veiculação

A reportagem será veiculada no noticiário internacional da TV Chinesa CCTV e na rede CGTN (canal de notícias internacional em inglês da China), além do programa Mundo China da Bandnews.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.