Parklets ganham as ruas da região central da cidade

Passear pela região central de São José dos Campos está mais atrativo a partir de agora. O Programa de Parklets, criado pela Prefeitura, já começa a transformar a paisagem urbana, com a adesão dos empreendedores da cidade que já aprovaram seus projetos.

A instalação dos primeiros parklets aconteceu anteontem (29). O estabelecimento comercial pode utilizar o espaço de até duas vagas de estacionamento em frente a seu comércio (até 11 metros) para acomodar seus clientes.

Os bares Coronel e Chaparral da Villa, na região central, são os primeiros comércios aprovados e que já instalaram os parklets.

“Achei ótimo, porque os parklets integram o estabelecimento com a cidade”, disse o aposentado Valcir Castillo, de 53 anos. “Ficou mais acolhedor”, completou.

Economia

A iniciativa da Prefeitura representa um incentivo econômico para o setor de bares, restaurantes, cafeterias, lanchonetes, sorveterias e similares, pois o município concede a permissão de uso das vias públicas para os comerciantes.

Os empreendedores podem expandir suas áreas de atendimento ao público com a possibilidade de colocação de mesas, cadeiras, bancos, dentre outros usos previstos na legislação.

A Assessoria de Projetos Especiais da Prefeitura de São José contratou um projeto executivo padrão para construção desses parklets, o que é vantajoso para os comerciantes que não precisam custear essa etapa da instalação, apenas a construção da estrutura seguindo o projeto executivo.

A permissão para uso do espaço público terá validade de cinco anos, após processo de análise da Prefeitura.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.