São José capacita 200 profissionais com curso de prevenção às drogas

A Prefeitura de São José dos Campos promoveu na última sexta-feira (1º) curso de capacitação e prevenção à dependência química e não química com profissionais que atuam direta ou indiretamente com a atenção às drogas.

Divididos em duas turmas, 200 profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social foram capacitados e certificados em curso ministrado pela equipe da UPPSI (Unidade de Aperfeiçoamento Profissional em Psiquiatria e Psicologia).

A capacitação abordou o mundo pós-pandemia da covid e o uso das substâncias químicas e seus fatores de risco, além das estratégias e boas práticas para a prevenção ao uso de drogas.

Aperfeiçoamento

Elias dos Santos trabalha na área de aconselhamento em uma comunidade terapêutica e ressalta a importância da capacitação para os profissionais da área.

“Estes cursos são bons porque aprendemos mais sobre como lidar com as pessoas que estão em situação de dependência química”.

Iandara Jenifer Macedo, psicóloga de uma comunidade terapêutica de Cunha, também elogiou a iniciativa.

“O curso traz muitas informações sobre a prevenção e como esta questão deve ser trabalhada em escolas. Acho muito importante para diminuir, cada vez mais, o número de pessoas envolvidas na dependência química”.

Atenção às drogas

Empenhada na prevenção às drogas, a Prefeitura de São José dos Campos tem uma rede ampliada para oferecer suporte às famílias e adictos, com grupos de apoio, auxílio psicoemocional, acolhimento em república, atendimento terapêutico híbrido e internação, como o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e comunidades terapêuticas que oferecem acolhida e tratamento aos dependentes químicos.

São José conta também com a Assessoria de Atenção às Drogas, que realiza atividades voltadas para a construção de uma cidade protegida do uso prejudicial de álcool, tabaco e outras drogas.

Atua na prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social dos dependentes químicos e usuários de substâncias psicoativas, além da organização e coordenação de ações na repressão do repasse e do consumo de álcool e drogas.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.