Cartilha traz orientações sobre serviços da rede pública de saúde

A Prefeitura de São José dos Campos lançou anteontem (19) uma cartilha informativa sobre os serviços oferecidos no município pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que foi estabelecido pela Constituição Federal, há 35 anos. Inicialmente o documento estará disponível no formato digital e pode ser acessado pelo link www.sjc.sp.gov.br/sus.

Em linguagem simples e direta, a publicação traz explicações sobre o atendimento disponível em todos os níveis – atenção primária, especialidades médicas, urgência e emergência. Também descreve o funcionamento da vigilância em saúde e de outros setores da rede pública municipal.

Entre outros dados, a cartilha contém informações sobre os serviços oferecidos pelas unidades de saúde, além dos endereços e telefones atualizados. Ela ainda destaca os principais programas desenvolvidos para atender os diversos segmentos da população.

O SUS foi instituído oficialmente pela Lei Federal 8.080, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Ele abrange desde a medição da pressão arterial na unidade básica até a cirurgia de transplante de órgãos, garantindo o acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

Para ser atendido na rede municipal de saúde pelo sistema, basta fazer o CRA (Cadastro de Regulação Ambulatorial), que pode ser obtido gratuitamente em uma UBS Resolve, utilizando um documento com dados pessoais e comprovante de residência na cidade. Por meio desse cartão, os pacientes têm acesso a consultas, medicamentos, cirurgias, entre outros benefícios.

Eventuais dúvidas e orientações gerais podem ser esclarecidas pelo 156 e a Ouvidoria da Saúde, que atende pelo telefone 3943-8001 ou 3941-1569. Se precisar falar pessoalmente, dirija-se à Rua Óbidos, 140, Parque Industrial, das 8h às 17h.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.