Prefeitura de São José promove stand up para surdos

Com o objetivo de promover a inclusão das pessoas surdas, a Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado, dia 30, às 19h, o stand up surdo “Entre mundos”, com Leo Dieguez. Trata-se de uma apresentação toda em Libras, sem a presença de intérprete, valorizando a Língua Brasileira de Sinais.

Este evento especial celebra o mês de visibilidade surda e faz parte da campanha “Além da Voz, Além do Som”, que vem realizando diversas ações durante o mês de setembro, como a capacitação do efetivo da Guarda Civil Municipal e de servidores públicos da assistência social sobre a surdez e a Língua Brasileira de Sinais, engajando também shoppings e estabelecimentos comerciais a fazerem parte desta campanha.

O show de stand up será no Cine Teatro Benedito Alves da Silva (Rua Rui Dória, 935, Centro) e conta com apoio da AADAS (Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo e Surdo) e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas, com as inscrições sendo feitas por meio deste link.

Além da Voz, Além do Som

Neste ano, a Prefeitura de São José dos Campos promove a campanha “Além da Voz, Além do Som”, que incentiva atitudes inclusivas às pessoas surdas, pautadas pelo respeito e empatia.

A Prefeitura dispõe da Central de Libras, que funciona por meio de uma plataforma na internet acessada por QR Code, disponível em todos os locais da Prefeitura com atendimento ao público. A partir do acesso, um intérprete passa a intermediar, em libras, a conversa entre o servidor da Prefeitura e a pessoa surda ou deficiente auditiva.

No início do mês de agosto, a Prefeitura recebeu duas jovens surdas, que atuam na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. Elas fazem parte da terceira turma do programa Agente Cidadão, da Fundhas, que auxilia na inserção de jovens de 16 a 19 anos no mercado de trabalho e são as primeiras PCDs a participarem do programa.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.