Avaliação de densidade larvária visitará 17 mil imóveis

A Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta segunda-feira, dia 02, a quarta e última avaliação de densidade larvária do Aedes aegypti no ano. As atividades seguem até o dia 31 em 42 áreas urbanas do município, com análise de 3.165 quarteirões, abrangendo 17.791 imóveis.

Realizada a cada trimestre, a pesquisa é fundamental para acompanhar os níveis de infestação ao longo do tempo, identificando as áreas prioritárias para atuação e norteando as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Além das amostragens, a Prefeitura mantém diversas ações em todas as regiões da cidade. Entre elas está a Operação Casa Limpa, que visita os locais com o maior número de casos positivos de dengue para eliminar objetos que possam acumular água e servir de criadouros do mosquito. Constantemente, os agentes de combate a endemias promovem trabalho educativo e orientam a população a tomar atitudes para evitar os riscos da doença.

Graças à prevenção, os números da dengue têm diminuído. Neste foram 922 casos confirmados até o mês atual ante 1.434 no mesmo período de 2022. Uma diminuição de 35,7%.

Os munícipes também podem ajudar. Caso identifique qualquer possível criadouro do Aedes aegypti, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.