Facilita SP: Governo lança site sobre o programa que simplifica a vida do empreendedor

Portal descreve o novo programa que visa melhorar o ambiente de negócios.

O Governo do Estado de São Paulo lançou na última semana o programa Facilita SP e seu site já está disponível para acesso. A iniciativa, apresentada pelo governador Tarcísio de Freitas em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, tem como objetivo desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios em todo o Estado.

“O papel do Estado é facilitar e é o que vamos fazer, estamos dando passos firmes para a simplificação e desburocratização. Temos certeza de que as prefeituras vão dar os mesmos passos para tornar São Paulo o melhor Estado de ambiente de negócios do Brasil”, afirmou o governador.

O programa será implantado em etapas: no site, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), responsável pelo projeto, descreve os pilares da iniciativa:

• Regulamentação de leis, por meio de decreto, que dará o arcabouço jurídico do programa;
• Criação do Comitê Facilita SP, que reunirá diversas secretarias do Estado e fará a avaliação do risco dos empreendimentos;
• Criação de Portal Integrador, que fará a integração e a coleta de informações das atividades econômicas, cruzamento de dados entre órgãos estaduais e municipais e regularização das pessoas jurídicas;
• Engajamento com os munícipios que devem aderir ao programa.

O website informa como o programa vai beneficiar empreendedores, empresários, trabalhadores e os munícipios, por meio do crescimento das oportunidades e do desenvolvimento econômico.

O portal do Facilita SP disponibiliza ainda os canais de atendimento nos quais os interessados podem acessar mais informações sobre o programa.

Uma das medidas do programa é a classificação das atividades econômicas em níveis de risco, o que possibilitará previsibilidade e transparência aos empresários e empreendedores.

• Atividades de baixo risco: dispensam a necessidade de alvarás e licenças;
• Atividades de risco moderado: permitem a vistoria posterior ao início da atividade;
• Atividades de alto risco: exigem vistoria prévia para início da atividade econômica.

O decreto também cria um Sandbox Regulatório, que permite a suspensão da obrigatoriedade de determinadas normas por meio de uma autorização temporária para o teste de soluções e modelos de negócios inovadores, além de critérios para aprovações tácitas em casos específicos.

Governo do Estado de São Paulo.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.