Vereadores presenciam anúncio de investimentos da Sabesp no abastecimento de água da cidade

Cronograma prevê melhorias do final deste ano até 2025 no valor total de R$ 131 milhões e contempla todas as regiões.

Um grupo de 11 vereadores esteve na coletiva de imprensa no Paço Municipal na última quinta-feira (28), em que a Sabesp anunciou a antecipação do plano de ações estruturantes e melhorias operacionais no abastecimento de água de São José dos Campos. Segundo o presidente da Sabesp, André Salcedo, as medidas que estavam previstas para o período de 2024 a 2026 terão início imediato e serão concluídas até o início de 2025, sendo que a maioria (12 de um total de 16) até dezembro de 2023. 

Distribuídos pelas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudeste e Central, os investimentos totalizam R$ 131 milhões e abrangem tanto reforço do sistema de pressurização (para aumentar a vazão) quanto ampliação da capacidade de reservação, a fim de reduzir a dependência do bombeamento, contar com maior redundância e segurança operacional.

As ações vão desde substituição de bombas, acionamentos elétricos, reativação de tubulação, reposição de equipamentos furtados e vandalizados, até implantação e ampliação de estações elevatórias, construção de reservatório e adutoras de água tratada. 

De acordo com Salcedo, o que motivou a alteração no cronograma foi a falta d’água que atingiu vários bairros no último final de semana. A interrupção no fornecimento foi causada por manutenção emergencial no bombeamento de reservatório na zona sul e por um reparo na rede do bairro Monte Castelo, e a normalização agravada pelo aumento no consumo em decorrência de onda de calor.

Estavam presentes o presidente da Câmara, Roberto do Eleven (PSDB), e os vereadores Fabião Zagueiro (Solidariedade); Júnior da Farmácia (União); Juvenil Silvério (PSD); Lino Bispo (PL); Marcão da Academia (PSD); Milton Vieira Filho (Republicanos); Rafael Pascucci (PTB); Renato Santiago (PSDB); Robertinho da Padaria (Cidadania) e Zé Luís (PSD). Também participaram do anúncio o prefeito Anderson Farias, o vice-governador Felicio Ramuth, o diretor de operações da Sabesp, Roberval Tavares, o superintendente regional, Eduardo Afonso, e o gerente da Sabesp em São José dos Campos, Jorge Amorim. 

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.