Outubro Rosa conscientiza sobre câncer de mama

A Prefeitura de São José dos Campos preparou uma programação especial para a campanha do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Ao longo de todo o mês, serão distribuídas nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e nas 5 USFs (Unidades de Saúde da Família) presentes em todas as regiões da cidade kits com flyers e materiais de conscientização. As unidades também terão decoração especial com adesivos, cartazes, balões e laços rosa.

Em alusão à campanha, o laço rosa inflável vai percorrer um circuito de lugares de São José, com as equipes de profissionais de saúde distribuindo materiais e conscientizando os munícipes.

No lançamento oficial do Outubro Rosa na última segunda-feira (02), ficou na Secretaria de Saúde. Até esta sexta-feira, dia 06, estará no Paço Municipal. Ações semelhantes serão desenvolvidas em parques e praças (leia abaixo).

Em outra frente de atuação para ampliar a divulgação da campanha, até o próximo dia 31 o Arco da Inovação estará iluminado de rosa.

A ampliação e consolidação do atendimento integral à mulher no Previna (Programa de Prevenção ao Câncer) e outros programas, como o recém-criado Bem Me Quero, representam mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.


Conscientização. Laço rosa na Secretaria de Saúde / Foto: Adenir Britto/PMSJC

Prevenção

Ao longo de todo o ano, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde, tem ampliado as ações com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama garantindo, cada vez mais, acesso aos serviços de diagnóstico precoce e de tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade.

Apenas neste ano, foram realizadas 33.370 mamografias. No ano passado inteiro, foram 39.484. São José disponibiliza o exame de mamografia dentro do próprio mês solicitado, sem praticamente fila de espera.

O atendimento preventivo é feito em qualquer UBS Resolve. A paciente nem precisa passar em consulta médica. A enfermeira do acolhimento pode fazer o pedido de mamografia para todas as mulheres de 40 anos ou mais e elas podem realizar a coleta de preventivo de colo uterino também.

A consulta de enfermagem pode ser solicitada em qualquer UBS Resolve. As enfermeiras são capacitadas para dar orientações e fazer o exame de palpação de mamas.

Nas UBSs, além dos exames preventivos, as mulheres têm à sua disposição o acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puerpério), dispensação de preservativos e contraceptivos, teste de gravidez (urina e sangue) e teste rápido HIV/Sífilis/Hepatite.

É realizado, ainda, um trabalho contínuo, todos os dias, de acompanhamento de pacientes com câncer através do núcleo Previna (Programa de Prevenção ao Câncer).

Tudo isto facilita e dá rapidez ao atendimento, promovendo a detecção precoce de nódulos. No caso do câncer, quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura.


Prevenção. Profissionais de saúde ajudam na prevenção. Foto: PMSJC 

Bem Me Quero

Com o objetivo de cuidar da saúde da mulher e ampliar ainda mais as ações preventivas, a Prefeitura implantou, em março último, o programa Bem Me Quero.

É mais uma política pública com foco na Saúde da Mulher, com ações, exames e procedimentos ginecológicos para promoção da saúde da mulher e prevenção.

Sempre um sábado por mês, 10 UBSs Resolve são abertas ao público, de forma regionalizada. A ação deste mês está programada para o próximo dia 21.

Durante o evento, são oferecidos os seguintes serviços: vacinação (Influenza, covid-19 bivalente e atualização da carteirinha); detecção precoce; prevenção do câncer de colo do útero e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de testes de gravidez.

Nas sete edições já realizadas, foram coletados 1.503 exames preventivos.


Decoração. UBSs estarão enfeitadas de rosa durante todo este mês. Foto: PMSJC

Serviço

Programação

Ação: Exposição do laço rosa inflável, orientação à população e entrega de materiais de conscientização da campanha do Outubro Rosa 

De 03 a 06 de outubro: No Paço Municipal (rua José de Alencar, 123, na Vila Santa Luzia, na região central)

Dia 08 de outubro, das 8h às 13h: No Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100, em Santana, na região norte)

Dia 17 de outubro: Na Praça do Sapo (avenida Marechal Floriano Peixoto, 47, no centro)

Dia 22 de outubro: No Parque Vicentina Aranha (rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302, na Vila Adyana, na região central)

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.