Prefeitura de São José realiza Congresso de Educação

A Prefeitura de São José dos Campos irá realizar o Congresso de Educação da Rede de Ensino Municipal “Um Salto para o Futuro” na próxima quarta e quinta-feira, dias 18 e 19, no Cefe (Centro de Formação do Educador). A programação conta com lançamento de um livro da Secretaria de Educação, com relatos de boas práticas da rede municipal, palestras, oficinas e a certificação de São José dos Campos como membro da associação internacional Cidades Educadoras.

O Congresso é voltado aos profissionais da Educação municipal, parceiros, convidados e demais educadores interessados em participar da programação, que tem cerca de 300 vagas abertas para as palestras e oficinas da próxima quinta-feira, dia 19. 

Durante o evento, o público poderá visitar a exposição Cidade Educadora, que terá projetos que fazem parte da Educação municipal e têm a participação de secretarias, fundações e demais órgãos parceiros da Prefeitura. Confira programação abaixo.

Profissionais de Destaque

A abertura do Congresso terá um momento especial para reconhecer, agradecer e homenagear 25 profissionais da Educação que se destacaram por suas práticas pedagógicas durante este ano letivo e que representam os demais profissionais empenhados diariamente nas escolas. 

Lançamento do livro

O livro “Um Salto para o Futuro” com relatos sobre projetos de qualidade e inovação da Rede de Ensino Municipal será lançado na manhã da quinta-feira, dia 19, a partir das 8h. A obra foi escrita por um grupo de servidores da Secretaria de Educação e Cidadania.

Após o lançamento haverá palestra com o escritor Eduardo Shinyashiki sobre “Competências Socioemocionais na Educação”. A programação segue com palestras e oficinas durante o dia. Os interessados podem se inscrever no formulário, que fica disponível das 8h30 às 17h neste link

Cidades Educadoras 

Durante o Congresso, o município também irá receber o selo da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), grupo sem fins lucrativos constituído como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. 

O ingresso do município no grupo está de acordo com a Lei nº 10.584, de 23 de setembro de 20022. Atualmente, cerca de 500 cidades de 35 países fazem parte da Associação. 

Com o selo, São José dos Campos reforça sua identidade educadora, com políticas públicas e projetos inovadores que têm por foco a educação de qualidade. 

Dentre os principais objetivos das Cidades Educadoras estão ações de Educação Integral e para a Cidadania, Desenvolvimento da Comunidade e integração com o Meio Ambiente, Garantia dos Direitos da Criança e dos Jovens, Preparação para o Mundo Atual, Promoção da Convivência e da Democracia, entre outras. 

Programação do Congresso “Um Salto para o Futuro”
Abertura com Homenagem aos professores destaques e Certificação de São José dos Campos como Cidade Educadora

Dia 18/10, a partir das 18h30 para autoridades e convidados
Local: Centro de Formação do Educador (Cefe), na Avenida Olivo Gomes, 250 – Santana

Lançamento do Livro da Secretaria de Educação e Cidadania, palestra com o escritor Eduardo Shinyashiki sobre Competências Socioemocionais na Educação e oficinas

Dia 19/10, a partir das 8h

Inscrições e programação pelo formulário online.
Local: Centro de Formação do Educador (Cefe), na Avenida Olivo Gomes, 250 – Santana

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.