Turismo familiar avança no estado com o lançamento do programa SP Pra Crianças

Governo de SP lançou na última terça-feira (10) iniciativa para promover ambientes acolhedores e inclusivos para o público infantil nos destinos turísticos.

O Governo do Estado lançou na última terça-feira (10), na capital, a maior iniciativa de fomento ao turismo familiar nos destinos paulistas. O SP Pra Crianças (https://www.turismo.sp.gov.br/sppracriancas) é uma ação da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) que vai promover ambientes inclusivos e acolhedores para o público infantil.

De acordo com a Fundação Seade, as famílias são o público que mais investe em viagens no território paulista. “Os destinos que agradam as famílias são seguros e diversificados. As crianças geram benefícios para toda a cadeia do turismo, tornando o nosso setor mais completo”, afirma o secretário Roberto de Lucena.

O SP Pra Crianças se apoia em um tripé de ações práticas. Na promoção, a proposta é criar rotas turísticas amigáveis às crianças e atividades que unam turismo e educação; na capacitação da mão-de-obra, o objetivo é tornar os destinos turísticos mais atraentes e seguros para público infantil; e, nas soluções tecnológicas, a meta é oferecer um passaporte de integração com atrativos públicos e privados, além de ofertas, combos e sugestões de restaurantes e meios de hospedagem.

O secretário também assinou um protocolo de intenções com a plataforma digital São Paulo Para Crianças para a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil.

Lucena também formalizou a criação de um grupo de trabalho de incentivo ao turismo familiar no estado. O grupo terá representantes do Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo, parceiros do setor privado e associações de agências de viagens, parques de diversões, atrações turísticas e do SP Convention & Visitors Bureau.

Famílias em alta

A Secretaria de Turismo e Viagens também divulgou na última terça-feira (10) uma sondagem feita com mais de mil famílias sobre viagens no feriadão de Nossa Senhora Aparecida. Entre as pessoas que moram em São Paulo e viajam com a família, 80% escolheram um destino de proximidade, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo.

Entre as atrações escolhidas, as praias ocupam o topo da lista (37,6%), seguidas pelos atrativos rurais (16,5%), destinos com foco em cultura, lazer e gastronomia (15,3%) e municípios com parques de diversões (11,8%).

O levantamento também mostrou que 85% das famílias permanecem no destino por mais de um dia, com gasto médio de R$ 812 por pessoa durante viagens com duração média de 3,5 dias.

A maior parte do público pretende se hospedar na casa de amigos e parentes (39,4%), com opções seguintes por pousadas (14,9%), imóveis alugados (13,8%), hotéis (9,6%) e resorts (6,4%). De cada quatro famílias que participaram do levantamento, três afirmaram que estão repetindo um destino turístico que já conhecem.

SP para o lazer

Para além dos negócios que consolidaram São Paulo como um destino de viagens e eventos corporativos, o estado tem hoje atrações que o colocam como um dos eixos de lazer mais qualificados do país: a maior oferta de parques temáticos da América Latina, gastronomia premiada, atrações de aventura certificada e natureza exuberante.

O lazer se tornou a motivação de 49% dos turistas que viajam para São Paulo, de acordo com estudo recente do Governo do Estado em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens e Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo.

São Paulo é o principal destino turístico do Brasil. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), uma a cada cinco viagens no país são feitas para destinos no território paulista.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.