Cemitérios terão orientação contra dengue no Dia de Finados

A Prefeitura de São José dos Campos vai orientar os munícipes que forem aos cemitérios da cidade nesta quinta-feira, dia 02, Finados, em relação aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.

Nos cemitérios públicos Padre Rodolfo Komorek, Colônia Paraíso, Parque das Flores, Maria Peregrina e Eugênio de Melo e no particular Horto São Dimas, até as 18h agentes de combate a endemias entregarão materiais educativos, com dicas para evitar o acúmulo de água para que não surjam novos focos do mosquito.

Entre as orientações, estão utilizar vasos e recipientes com furos; manter o nível de areia até a borda; dar preferência a flores artificiais; retirar o embrulho de celofane dos buquês ou vasos; não utilizar pratos e cachepôs; e flores naturais devem estar em contato direto com a areia.

O trabalho de conscientização terá o apoio das equipes da Urbam (Urbanizadora Municipal S/A).

Trabalho constante

As orientações à comunidade e as ações de combate ao Aedes aegypti em São José dos Campos são constantes e realizadas ao longo de todo o ano pelas equipes da Secretaria de Saúde, com ofensivas para evitar criadouros e focos do mosquito.

No último sábado (28), teve mais um arrastão contra a dengue, com os agentes de combate às endemias percorrendo 429 imóveis no bairro Jardim São Vicente, na região leste da cidade.

Também são realizadas quatro ADLs (Avaliações de Densidade Larvária) anuais para identificar focos do Aedes aegipty. A Prefeitura sempre promove ações de intensificação, como as Operações Casa Limpa, em áreas onde foram encontrados mais recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti.

Constantemente, os agentes de combate a endemias promovem trabalho educativo e orientam a população a tomar atitudes para evitar os riscos das doenças causadas pelos mosquitos.

Graças à prevenção, os números da dengue têm diminuído. Nos nove primeiros meses deste ano, foram registrados 927 casos positivos de dengue contra 1.616 do mesmo período do ano passado, uma redução de 43%.

Os munícipes também podem ajudar. Caso identifique terrenos abandonados ou locais suspeitos de serem criadouros do Aedes aegypti, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

Finados

A Prefeitura preparou ações especiais para o atendimento à população nos cinco cemitérios públicos nesta quinta (2), Dia de Finados, que estarão abertos das 7h às 18h.

Funcionários da Urbam irão auxiliar os visitantes na localização dos jazigos, por meio de busca on line. Eles estarão com tabletes para agilizar o atendimento às cerca de 50 mil pessoas esperadas nas visitações.

O recurso permite também que o munícipe evite filas, realizando a consulta da localização exata do jazigo em seu próprio computador ou pelo celular, no site da Urbam.

As equipes da Urbam realizaram manutenção nos cinco cemitérios, que incluíram a pintura de guias e de alguns prédios, capina e poda, dedetizações e limpeza em geral. Banheiros químicos serão instalados para atendimento aos munícipes.

Música Sacra

Haverá apresentações de músicas sacras e eruditas nos cemitérios Padre Rodolfo Komorek (Centro) e Maria Peregrina (Santana).

As apresentações serão às 10h e às 15h. O repertório será apresentado pela Orquestra Esplendor.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.