Encontro sobre alfabetização reúne professores da rede

A Prefeitura de São José dos Campos investe na formação continuada de seus profissionais e os cuidados com a Primeira Infância têm atenção especial no município, para manter o atendimento de qualidade às mais de 32 mil crianças nas salas de berçário, infantil e pré-escola das escolas municipais. 

Na última terça-feira (31), os professores da Educação Infantil da rede de ensino municipal se reuniram para refletir, ouvir e compartilhar práticas sobre alfabetização no Cefe (Centro de Formação do Educador) durante um HTC (Horário de Trabalho Coletivo) diferenciado.

Cerca de 600 professores do Pré 1, Pré 2, 2º Alfabetizador e equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania participaram do encontro, que faz parte das diversas ações que visam o aprimoramento pedagógico e as especificidades dos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

Universo da literatura

A formadora Giulianny Russo é mestre em Escrita e Alfabetização pela Universidad Nacional de La Plata (Argentina), especialista em alfabetização pelo Centro de Estudos da Escola da Vila, pedagoga formada pela USP-SP e fonoaudióloga formada pela PUC-SP.

Com vasta experiência como professora na Educação Infantil e anos iniciais, ela palestrou sobre “Situações didáticas fundamentais: em torno do literário” onde abordou a respeito da leitura, escrita e o contato das crianças com o universo literário com propostas diferenciadas. 

“A formação me levou a refletir sobre a importância do nosso papel de oportunizar novas experiências para ampliar o repertório das crianças, especialmente com a leitura e a escrita. A literatura está muito presente na minha prática diária e esse HTC foi muito significativo“,  afirmou Jéssica Aparecida Gonçalves Silva, professora alfabetizadora nas Emei’s Rosana Scarpel e Ladiel Benedito de Carvalho. 

Segundo a palestrante, a interação com o público interessado e participativo foi especial e reforça a importância da formação contínua de qualidade ofertada pela equipe técnica da Secretaria de Educação. 

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.