Museu Vivo volta a reunir diferentes detentores do saber

“Compartilhar o que sei fazer significa repassar o valor do meu conhecimento, o que para mim é mais valioso”, afirma o artesão e ator Cláudio Luiz Russo, o Claudinho Russo. Mineiro de Belo Horizonte, Claudinho é um dos participantes do Museu Vivo deste domingo, dia 12, que acontece das 14h às 17h, na área externa do Museu do Folclore.

Claudinho faz bonecos com papel e goma, relacionados à cultura popular do Vale do Paraíba. O seu envolvimento com a área está ligado à prática de vida que expressa nas habilidades que possui. Em agosto passado, Claudinho fez parte da programação do Mês do Folclore, realizada pelo Museu do Folclore.  


Maria José vai fazer bolinho da roça

Nascida em Brazópolis, Maria José Oliveira mora em São José dos Campos desde 1967 e, neste domingo, compartilhará seu saber culinário preparando uma receita de bolinho da roça. Maria José aprendeu a receita com a mãe, quando criança e sempre comia a iguaria no café da manhã.

“Eu aprendi a fazer este bolinho lá em Brazópolis. Minha mãe ia pra roça trabalhar e eu ficava como minha irmã mais velha, cuidando dos meus irmãos. Quando chegava a hora do café eu aproveitava para colocar em prática o que eu tinha visto minha mãe fazendo”, conta Maria José.


O violeiro Silvinho marca presença na música

Para completar a programação, a moda de viola ficará por conta do violeiro Silvio de Paula Siqueira, o Silvinho, como é conhecido no meio musical. Natural de Igaratá, ele toca e canta há 60 anos, mas diz que continua aprendendo. Para ele, cantar é expressar o que viveu na roça. “A música sertaneja é a minha paixão”, diz ele.

Programa e gestão

O Museu Vivo é um programa que visa valorizar e dar visibilidade a detentores do saber popular, oferecendo ao público, de forma gratuita, a possibilidade de uma verdadeira vivência da cultura popular. A atividade ocorre aos domingos à tarde.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.