Pedagogia dos Sonhos: crianças conhecem o VLP 100% elétrico

O projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos da rede de ensino municipal permite o trabalho dos valores humanos e das características empreendedoras com as crianças da Educação Infantil, despertando nelas a capacidade de sonhar e o desejo de realizar.

As turmas do Pré 2 trabalham em sala de aula, sob orientação do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), sonhos individuais e coletivos e, de forma lúdica, habilidades socioemocionais que preparam os pequenos para o futuro.

Sonho de um mundo melhor

Os alunos do Pré 2 da Emei Arlindo Caetano Filho, do Residencial 31 de Março, elencaram como projeto o desejo de um mundo melhor, com preservação da natureza e cuidado pelas pessoas. 

As turmas da manhã, orientadas pelas professoras Márcia e Nelani, dedicaram momentos de atenção e proximidade com os bebês da escola, uma forma de aproximar o cotidiano do sonho coletivo de cuidar das pessoas, começando pelos bebês.

Já no período da tarde, a discussão foi em torno da natureza, as crianças viram modelos de transporte e consumo que contribuem para um planeta mais sustentável. Entre os exemplos, o VLP, com estação próxima da escola, foi escolhido pelos alunos que também manifestaram o desejo de andar nos novos ônibus da cidade.

Em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a escola organizou um passeio de VLP pela linha verde com os pequenos, que aproveitaram cada minuto. Maria Luiza Machado de Souza, de 6 anos, gostou da experiência nova. “É importante porque o VLP é muito sustentável e isso é bom para o planeta, não sai fumaça e não polui o ambiente. O ônibus é bem fresquinho”, disse. 

“O VLP é importante para o planeta porque é elétrico e não polui o céu. Eu estou achando bem confortável e não faz barulho”, afirmou Otávio Arruda, também de 6 anos.

Para a professora Raquel Chagas Lima, a tarde foi de muito aprendizado para as crianças. “Foi gratificante porque estamos vendo de forma concreta as ações que trabalhamos na sala de aula”, destacou. 

Segundo a professora Mônica Messias, a ideia de refletir e tratar a sustentabilidade no projeto partiu dos próprios alunos, que acompanham os noticiários e questionaram sobre poluição, enchentes, a situação do lixo, entre outras pautas.

“Eles falaram sobre a linha verde, pois passa perto da escola e acompanharam as obras. Perguntaram também sobre a situação do planeta e se manifestaram sobre como cuidar, com exemplos que veem em casa, na família. Esta experiência com os alunos tem sido maravilhosa”, afirmou Mônica. 

Pedagogia dos Sonhos 

A Pedagogia Empreendedora dos Sonhos envolve mais de 7500 crianças do Pré 2, estimulando o empreendedorismo desde a primeira infância por meio dos valores humanos e das características empreendedoras, despertando nelas a capacidade de sonhar, contribuindo na formação do caráter de cidadãos íntegros. 

O projeto começa com as crianças conhecendo os sonhos de seus familiares, em um contexto próximo e significativo a elas. Em seguida, elas compartilham seus sonhos individuais, por meio de várias linguagens (expressão oral, desenhos, atividades em sala, vídeos, entre outras).

O trabalho continua com a escolha de um sonho coletivo para a turma ou a escola (cuidar de um jardim na escola, compor e gravar uma música, entre outros), ao buscarem essa conquista compartilhada, os pequenos vivenciam comportamentos empreendedores, em equipe e de forma lúdica. 

Os projetos são apresentados no Empreende, evento da rede de ensino municipal. 

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.