Alunos da Fundhas participam de programa no Canadá

Três alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) tiveram uma experiência inesquecível no início de novembro. Eles participaram de um encontro em Montreal, no Canadá, durante uma semana.

Marcela, Evelyn e Vinicius, alunos do Centro de Inovação Norte, participaram do BTE (sigla em inglês de Bridge To Employment – Ponte para o Futuro), iniciativa financiada pela Johnson&Johnson Global, em parceria com as empresas FHI 360, JA Brasil e JA São Paulo.

O programa está presente em 22 países e é direcionado às escolas públicas, com objetivo de preparar adolescentes para o ingresso no ensino superior, em áreas da saúde, ciência, tecnologia, engenharia, matemática, design e manufatura. O Brasil é o primeiro país na América do Sul a receber o BTE.

Depois de um longo processo onde desenvolveram um projeto, os atendidos da Fundhas foram selecionados e representaram o Brasil como jovens ’embaixadores’.

Junto a jovens de outros países, os alunos viajaram para Montreal, onde assistiram a palestras, participaram de grupos de trabalho e vivenciaram um pouco de como é a vida no Canadá.

Para Evelyn de Lima, de 17 anos, um período de aprendizado inesquecível. “Foi uma experiência incrível, ver novos adolescentes e fazer amizade com eles. Mesmo não sabendo falar inglês, isso não impediu de trocarmos experiências”, disse.

Marcela Santana, 17 anos, também aprovou a experiência. “Sem dúvida, foi a melhor semana da minha vida, senti um orgulho muito grande em poder representar o Brasil. No Canadá tivemos palestras e orientação de como fazer uma boa apresentação. Queria muito agradecer a parceria que a Fundhas teve com o BTE, agradecer toda equipe organizadora, e principalmente nossa professora Célia, que nos ajudou em todos os momentos nas fases do projeto”.

“Lidamos muito bem com a questão do idioma diferente, com um pouco de esforço conseguimos compreender e falar algumas frases. Foi uma aventura para mim. Me desafiei, conheci culturas e pessoas diferentes, fiz muitos amigos, senti orgulho de ter representado o nosso país tão bem e saber que foi pelo meu esforço que consegui chegar até lá!”, comemorou Vinícius Silva, 17 anos.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.