Encontro discute ações em prol dos pacientes ostomizados

Um dia especial para celebração da vida, superação de desafios e garantia de mais qualidade de vida, saúde, autoestima, autonomia e dignidade para pessoas que passaram por situações difíceis e venceram doenças graves, como o câncer, e agora têm que se readaptar para continuar sendo saudáveis, ativas e inseridas na sociedade.

Com esse objetivo, a Prefeitura de São José dos Campos realizou anteontem (28) o 3º Encontro de Pessoas Ostomizadas, com palestras, depoimentos emocionantes e troca de experiência entre os pacientes.

O evento, que fez alusão ao Dia Nacional dos Ostomizados, celebrado em 16 de novembro, ocorreu no Centro da Juventude.

A ostomia (ou estomia) é um procedimento cirúrgico que consiste na realização de uma abertura artificial no corpo para criar um acesso entre os órgãos internos com o meio externo. Permanente ou temporária, também pode ser adotada para auxiliar na alimentação ou respiração em outras condições clínicas.

Cristiane diz que troca de informações ajuda a viver melhor | Foto: PMSJC

Acolhimento

Durante toda a manhã, munícipes ostomizados e profissionais da rede pública municipal de saúde que trabalham no atendimento desse público acompanharam palestras de fisioterapeutas, enfermeiras estomaterapeutas e representantes de associações ligadas ao assunto.

“A Prefeitura tem nos ajudado bastante sempre que precisamos e está de parabéns por promover um evento como este”, disse a autônoma Cristiane Aparecida Silva, do Jardim Boa Vista, que tem 43 anos e é ostomizada há mais de 20 anos. “A troca de experiências e informações é muito importante para que possamos viver melhor.”

Um dos palestrantes, o presidente da AVO (Associação Valeparaibana de Ostomizados), Mario Romero, elogiou a iniciativa. “São José é uma das referências nacionais, com serviço de assistência completo: compra e distribuição de materiais, atendimento e acolhimento.”

Ostomizado há 22 anos e recuperado de um câncer, Romero ressalta a importância do tema. “Sobrevivi e tenho uma boa vida familiar, social e profissional. Encontros como este promovido pela Prefeitura são fundamentais para divulgação de ações e informações ricas e acolhimento para que novos ostomizados possam voltar ao convívio da sociedade.”

Romero considera o serviço da Prefeitura completo | Foto: PMSJC

Humanização

A Prefeitura disponibiliza aos munícipes ostomizados um serviço humanizado de acolhimento, cuidado e dispensação de materiais de ostomia com mais de 50 itens. Atualmente, são assistidas 305 pessoas, todas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O atendimento é feito na Unidade de Reabilitação Centro-Norte (Rua Antônio Moraes Barros, 92, Centro). O serviço conta com equipe multiprofissional e multidisciplinar de enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, médicos gastroenterologistas e cirurgiões-gerais.

O processo consiste na avaliação do paciente, com a indicação de equipamentos coletores e adjuvantes, diagnóstico precoce de complicações periestomal e prescrição do tratamento adequado.

A importância desse serviço está em garantir uma qualidade de vida adequada para aqueles que passaram por cirurgias de ostomia, promovendo integração social, saúde mental e bem-estar físico.

Com o atendimento adequado, São José tem reduzido o número de complicações e intercorrências. Além disso, a educação contínua sobre a gestão da ostomia e a sensibilização da comunidade são fundamentais para combater estigmas e facilitar a inclusão dessas pessoas na sociedade.

Recomeço

Todos os pacientes atendidos são assistidos e acompanhados pelo período necessário. O número anual de procedimentos – consultas e intervenções para boa adaptação da bolsa coletora – saltou de 21 mil, em 2010, para cerca de 65 mil em 2023.

As 40 UBSs Resolve, 5 USFs e 8 UPAs já estão sendo capacitadas para fazer também o acompanhamento de pacientes com ostomia, ampliando ainda mais o atendimento.

Considerada a cirurgia da vida por propiciar um recomeço, a ostomia tem transformado doenças e complicações em novas histórias e vitórias todos os dias.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.