Estoque de empregos em São José cresce quase 10% em 2 anos

O número de pessoas empregadas com carteira assinada em São José dos Campos cresceu quase 10% nos últimos dois anos. Com base nos dados de outubro último, a cidade possui um estoque de 193.059 trabalhadores empregados com registro em carteira.

Em outubro de 2021, esse número era de 175.771 – um aumento de 9,83% e um total de 17.288 empregos formais acrescidos. As informações são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O crescimento do estoque de trabalhadores registrados tem relação direta com a recuperação econômica de São José e o bom desempenho conquistado na geração de empregos no pós-pandemia.

Durantes os 12 meses de 2021, a cidade registrou saldo positivo de 7.820 postos de trabalho, recuperando grande parte dos empregos perdidos durante a período da Covid-19.

No ano seguinte, em 2022, São José fechou o ano com outras 8.882 vagas com carteira assinada de saldo.

Em 2023, em um recorte entre os meses de janeiro a outubro, já foram gerados 8.254 postos de trabalho formais no município entre admissões e dispensas.

De acordo com técnicos do Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador, entre os motivos para a aumento do estoque de empregados, está o aquecimento uniforme da atividade econômica em São José, com a expansão do setor de serviços e comércio, lançamento de novos empreendimentos imobiliários e a reposição de trabalhadores na indústria.

O investimento em cursos de qualificação com a geração neste ano de cerca de 30 mil vagas gratuitas também tem sido importante na recolocação profissional na cidade.

Perfil

De acordo com as informações do Caged, o setor de serviços é a atividade econômica que mais gera empregos em São José dos Campos, concentrando mais da metade do estoque dos postos de trabalho formais atualmente.

São 102.633 (53%) pessoas com registro em carteira no setor. Logo depois vem o comércio, que emprega atualmente 42.003 (21,7%) trabalhadores com carteira assinada.

A indústria possui 37.633 (19,5%) pessoas empregadas formalmente, seguida pela construção civil com 10.288 (5,3%) registros.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.