Museu de Esportes terá exposição para comemorar 25 anos

O Museu de Esportes de São José dos Campos, mantido pela Prefeitura, receberá em 2024 a exposição itinerante “Museu de Esportes de São José dos Campos: conquistas de uma trajetória”. A iniciativa foi contemplada com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural), órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

O objetivo da exposição será evidenciar as grandes conquistas e os expoentes do esporte em São José dos Campos no ano em que Museu completa 25 anos de fundação.

Ao longo do próximo ano, a exposição passará por diferentes espaços da cidade, em comemoração aos 25 anos de criação do Museu. A abertura está prevista para o mês de maio.

A mostra reunirá registros fotográficos, textos, teasers audiovisuais e mecanismos interativos. O projeto reúne, ainda, duas oficinas e uma roda de conversa voltados à capacitação e à aproximação com o público. Todas as ações serão gratuitas.

A equipe do projeto é formada por Renata Gava (historiadora e gestora cultural), Lucas Ganzella (pesquisador e historiador) e Rodrigo dos Santos (museólogo). O intuito é difundir, a partir do acervo do museu, a vivência da prática esportiva e seu poder de transformação política, social e afetiva.

Os espaços previstos para receber o projeto são: Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira (Santa Inês), Centro Poliesportivo Policia Militar José Carlos das Neves (Jardim Cerejeiras), Centro Poliesportivo João Carlos de Oliveira -“João do Pulo” (Jardim Satélite), Centro Poliesportivo Fernando Avelino Lopes (Campo dos Alemães), Centro Esportivo Mário Weiss (Vale do Sol), Centro Poliesportivo José Adailson Vieira Pinto (Altos de Santana), Parque Alberto Simões (Altos de Santana) e Parque Osvaldo Henrique Cimaschi – Ribeirão Vermelho (Urbanova).

Contrapartidas

Como contrapartidas, serão realizadas duas oficinas e uma roda de conversa. As oficinas “Os Museus como espaços de educação não formal – contextualização e prática a partir do Museu de Esportes de São José dos Campos” e “Conservação Preventiva de Acervos Museológicos” serão voltadas a capacitação nas áreas de museus, bibliotecas e arquivos, além de professores e público em geral.

A “Roda de Conversa: São José dos Campos e a tradição esportiva” é um evento de sociabilização em torno do tema museu, de forma a trabalhar a aproximação com o público. 

Museu de Esportes

Fundado em 1999, o Museu de Esportes de São José dos Campos é subordinado à Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura.

Ao longo de sua história, desenvolveu e executou programas, projetos, pesquisas e estudos focados na preservação da memória esportiva da cidade de São José dos Campos por meio de ações que visam salvaguardar, recuperar, restaurar e ampliar seu acervo, composto por mais de 27 mil itens, entre fotografias, arquivos audiovisuais (filmes, áudios), objetos (troféus, medalhas, bolas, uniformes), livros e documentos (cartazes, posters, diplomas, álbuns).

O Museu de Esportes está localizado nas dependências do estádio Martins Pereira (entrada pelo portão 2 – Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340 – Jardim Jussara) e fica aberto de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.