Exposições ainda são o maior atrativo do Museu do Folclore

Mesmo com uma série de atividades realizadas durante todo o ano, são as exposições (de longa duração e temporárias) que continuam levando o maior número de visitantes ao Museu do Folclore de São José dos Campos, no Parque da Cidade. Em novembro, foram 1.120 pessoas, entre visitas espontâneas (806) e agendadas (311).

Somadas às 619 pessoas que participaram de outras atividades, como Museu Vivo (379), visitas à biblioteca (132) e encontro com educadores (108), o número total registrado no mês passado foi de 1.739.

Das 806 visitas espontâneas realizadas, importante destacar que 580 foram de São José, 217 de outras regiões do Brasil (14 estados e 57 cidades) e 9 do exterior (2 da Espanha, 2 da Dinamarca, 2 da Inglaterra, 1 da França, 1 da Grécia e 1 da República Tcheca).

Entre as 8 visitas agendadas no mês, num total de 311 pessoas (na maioria estudantes), 80 foram do Projeto Curumim, do Sesc. As demais vieram da Escola Moura Resende (62), Emefi Therezinha do Menino Jesus (43), Colégio Eccos (34), Assistência Social de Guaratinguetá (30), Cecoi Vó Maria Félix (23), Escola Estadual Maria Luiza Guimarães Medeiros (21) e Polícia Militar (18).

Policiais militares visitam exposição do museu

Funcionamento

As exposições de longa duração e temporárias podem ser visitadas de forma espontânea de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. As visitas em grupo devem ser previamente agendadas pelo site do museu.

No dia 17, o Museu do Folclore abriu uma nova exposição temporária – Chegada das Bandeiras: entre Presépios e Folias. Por meio do material de divulgação do acervo, o museu conta um pouco da trajetória das manifestações realizadas durante o ciclo de Natal.

E como acontece anualmente, o presépio do museu, que poderá ser visitado até 28 de janeiro, foi montado por uma pessoa da comunidade. Neste ano, a tarefa ficou por conta do mineiro José Paulo de Oliveira, 84 anos, que há 62 realiza a atividade com a ajuda da família.

José Paulo (à esquerda) ao lado do presépio e familiares

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado desde 1997 no Parque da Cidade. A gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos com sede em São José dos Campos.

Museu

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.