Conselho de Mobilidade conhece sistema de monitoramento viário

Os integrantes do Comob (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana) visitaram anteontem (20) o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e o PIT (Parque de Inovação e Tecnologia) para conhecer de perto as tecnologias utilizadas no monitoramento do trânsito e do transporte público.

Durante a atividade, o grupo conheceu o setor de mobilidade urbana e recebeu explicações sobre o funcionamento da central, que consegue identificar com agilidade acidentes de trânsito, quedas de árvores e interdições viárias, além de fazer a leitura de placas, o rastreio de veículos e o monitoramento em tempo real do transporte público.

Na área da segurança, os conselheiros acompanharam o monitoramento de áreas e vias públicas por meio do sistema de câmeras, que possuem inteligência para leitura biométrica facial e identificação de características pessoais. No setor de Defesa Civil, puderam observar em tempo real as condições climáticas.

Representante do Senac, o professor Benedito Luciano Figueiredo aprovou a visita técnica. “Foi ótima e gratificante, principalmente pela oportunidade de conhecer o que está por trás dessa ferramenta estratégica, que é o PIT. As câmeras inteligentes são muito interessantes, um importante recurso para identificação dos problemas na cidade.”

A comitiva conheceu também a atual estrutura do PIT, formada por quatro centros empresariais, e recebeu informações sobre os planos de expansão do parque. Atualmente são cerca de 150 empresas instaladas, além de outras conectadas, por onde circulam mais de 7 mil pessoas diariamente.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.