Primeiro Trip Bike de 2024 reúne 700 ciclistas em São José

Concentração para a largada aconteceu em frente ao Parque Ribeirão Vermelho - Foto: Adenir Britto/PMSJC

A primeira edição do ano do Trip Bike, tradicional passeio ciclístico promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, movimentou cerca de 700 ciclistas que acordaram cedo no último domingo (04) para encarar 55 quilômetros de trilha.

O percurso, conhecido como Casinha A, teve largada no Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova, na região oeste, chegada na praça central do distrito de São Francisco Xavier, na região norte, passando por belas paisagens e trechos de Mata Atlântica que contemplam o bioma da Serra da Mantiqueira, em estradas de terra e asfalto.

Matheus Fernando Sanchez de Siqueira, 26 anos, contou como foi participar pela primeira vez do evento:

“A experiência foi maravilhosa e desafiadora. Houve percursos de montanha que foram difíceis, mas poder concluir foi incrível. Achei a organização boa, com certeza estarei no próximo.”

Orientações e apoio

O evento é gratuito, aberto ao público e destinado para quem tem experiência em trilhas. É obrigatório o uso de equipamentos de segurança, como capacete e luvas. Recomenda-se levar garrafa de água para reidratação e câmara de ar reserva.

Equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) e agentes da Mobilidade Urbana acompanharam os ciclistas desde a largada até a chegada.

O Trip Bike contou também com ambulâncias distribuídas em todo percurso e um caminhão para recolher bicicletas em caso de problemas.

No trajeto, foram disponibilizadas placas de sinalização em locais estratégicos e pontos de apoio para distribuição de água e banheiros químicos localizados no início do bairro Pau de Saia, na Estrada das Tábuas e depois da Cachoeira do Roncador. 

Durante o passeio, os ciclistas tiveram que manter a trilha limpa. No retorno, cada participante foi responsável por providenciar o próprio transporte. A orientação foi de não trafegar pela SP-50 de bike.

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseense.