A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Parque de Inovação Tecnológica (PIT), firmou um convênio com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da cidade.
O objetivo da parceria é realizar um diagnóstico do município, promover pesquisas na área de sustentabilidade, revitalização urbana e cultura, além de estudar as possibilidades de uso e ocupação do solo às margens da represa do Jaguari, visando otimizar o potencial do turismo sustentável previsto no Plano Diretor.
A cerimônia de assinatura do convênio ocorreu no último dia 8, contando com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, Jeferson Cheriegate, Presidente do PIT e, o diretor do IEAv – Instituto de Estudos Avançados, Guilherme Ary Plonski.
Por meio dessa colaboração estratégica, a Prefeitura busca transformar pesquisas em políticas públicas eficazes, consolidando a cidade como referência em inteligência, resiliência e sustentabilidade.
Cidade Inteligente
A parceria prevê ainda a criação de grupos de trabalho junto às Secretarias Municipais e a realização de oficinas, eventos e workshops temáticos.
O município certificado como cidade inteligente, resiliente e sustentável, poderá, por meio do convênio com a Universidade, consolidar os dados e indicadores da certificação, além de compartilhar conhecimento com os alunos e professores.
O projeto prevê o pagamento de bolsas a estudantes de graduação e de pós-graduação e aos pós-doutorandos da USP, que realizarão as pesquisas.
Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.