125 mil alunos serão medalhistas na competição; próxima fase acontece entre os dias 6 e 9 de maio.
A próxima fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp) já tem datas para acontecer: 6, 7 e 9 de maio. Com o fim da aplicação da Prova Paulista, a avaliação bimestral que foi definida como a primeira fase da Omasp, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) já tem a lista dos 760 mil alunos que farão o teste no mês de maio. O bom desempenho nessa etapa é decisivo para que o estado conheça os primeiros medalhistas da olimpíada inédita.
Cada escola já está com a lista dos estudantes classificados. Ou seja, cada estudante receberá a notícia da classificação por seu professor de Matemática ou pela coordenação pedagógica de sua unidade de ensino. Foram classificados 30% dos estudantes com as melhores notas em cada turma. A Omasp tem como público-alvo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) e das três séries do Ensino Médio.
Nos dias 6, 7 e 9 de maio, os 760 mil estudantes classificados farão a primeira prova específica da olimpíada. A prova será formada por questões focadas em desafios — a exemplo do que acontece na Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) — que estimulam os estudantes à promoção do raciocínio lógico e à inclusão de análises matemáticas práticas relacionadas à sua vida cotidiana.
Dessa prova, 125 mil estudantes com melhores resultados serão premiados pela Educação com medalhas de ouro, prata e bronze da Omasp. A expectativa da Seduc-SP é criar um evento simultâneo em todas as regiões do estado para premiação dos alunos, entre junho e julho.
Para apoiar as escolas com informações sobre as etapas, a Educação lançou um site especial da olimpíada: olimpiadassp.educacao.sp.gov.br/omasp.
Para o segundo semestre, está prevista a terceira e última etapa da Omasp, com aprofundamento do ensino de Matemática e preparação para a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), iniciativas voltadas aos medalhistas de ouro na olimpíada estadual. Professores com destaque também serão reconhecidos.
Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.