Semana Chico Triste começa nesta segunda-feira

A 19ª Semana Chico Triste, na Vila Tesouro, região leste de São José dos Campos, começa na próxima segunda-feira 03, com uma programação para toda a família. As atividades acontecem até 6 de junho.

Todas as atrações, na Casa de Cultura Chico Triste, são gratuitas e livres para todas as idades.

A partir desta segunda-feira, a Casa recebe a exposição Retábulos – O Sagrado de Cada Uma, composta por seis oratórios, pequenos altares portáteis, decorados com figuras de barro.

As obras resultam do diálogo das artistas populares com suas memórias, vivências expressas na concepção de cada relicário. De acordo com o curador, Carlo Cury, as obras retratam a história e o sagrado de cada artista e revelam, para além da forma, o sentido simbólico de sua produção.

O processo de construção das obras contou com a colaboração do crítico de arte Oscar D’Ambrosio. Segundo o artista, o sagrado é entendido como elemento que interfere nas vivências pessoais em que se forjam as convicções devocionais. E você, qual é o seu sagrado? Entre as obras, um oratório foi concebido em homenagem aos saudosos mestres figureiros Luiz Paulo Ragazini, Maria Benedita dos Santos (Lili Figureira), Maria Vieira e Maria Benedita Vieira (Mudinha), Eugênia da Silva e Reinaldo da Silva.

No dia 6 de junho, às 19h, acontece o show Ari Pereira – Show Cantos da Terra. A apresentação traz em seu repertório a simplicidade, a riqueza da vida rural e da cultura popular brasileira, além do contato com a natureza, proteção do meio ambiente e reverência aos valores e sentimentos das relações humanas.

Congada, moçambique, folia de reis, xote, baião, Congo Mineiro, e outros ritmos traçam um colorido especial de forma leve e envolvente.

Ari Pereira mostra neste show de música regional toda sua versatilidade, tocando viola, violão, rabeca e interpretando músicas do cancioneiro popular que marcaram os 20 anos de sua trajetória artística, com base na pesquisa e vivência da cultura tradicional brasileira e sua atuação na música e em projetos de arte educação.

Chico Triste

Chico Triste era o apelido de Francisco Pereira da Silva, sergipano nascido em 5 de junho de 1918, que muito contribuiu para a cultura do Vale do Paraíba com suas crônicas e estudos sobre folclore.

Como jornalista, Chico Triste fundou o jornal “Valeparaibano”, foi editor do “Anuário Caçapavense”, fundador do semanário “Roteiro de Caçapava”, redator do jornal “Diário da Manhã”, cronista do jornal “Agora”, entre outros jornais, além de fundar a Biblioteca Pública Edgard Pontes, de Caçapava, e o Instituto Histórico e Geográfico de Ubatuba. Foi membro do Conselho Municipal de Cultura, da Sociedade Joseense de Cultura, da Comissão Paulista de Folclore da Unesco e da Associação Brasileira de Folclore.

Chico Triste faleceu no dia 10 de março de 1981, em São José dos Campos.

Foi membro do Conselho Municipal de Cultura, da Sociedade Joseense de Cultura, da Comissão Paulista de Folclore da Unesco e da Associação Brasileira de Folclore. A Semana Chico Triste foi criada em 2005 e hoje faz parte do calendário de eventos oficiais de São José dos Campos.

Serviço

Casa de Cultura Chico Triste
Rua Milton Cruz, s/nº, Vila Tesouro

Acompanhe mais notícias de São José dos Campos (SP) em nosso Instagram: @cidadaojoseenseoficial.